Olá Meninas!
Hoje venho trazer informações sobre um assunto bem importante, que é a saúde das nossas unhas. (Principalmente dos pés que sempre dão mais trabalho).
É muito normal ter uma unha do Dedão do pé encravada. Se você não teve ainda pode continuar lendo o post porque certeza que um dia vai ter e a dor minha gente é terrívellll!!!
Lembrando que não sou podóloga nem especialista na área, venho trazer dicas que eu aprendi com a experiência de ter esse problema constantemente.
Como evitar?
Para evitar o problema de unhas encravadas é importante manter a unhas do pé sempre bem feitas por um bom profissional ou você mesma desde que saiba fazer. (Repito, é muito perigoso mexer sozinha nas unhas sem ter conhecimento eu já machuquei meus dedos inúmeras vezes até aprender por isso primeiro consulte um profissional e/ou faça cursos para saber onde e como pode mexer corretamente).
O grande problema é ocasionado pelo crescimento de uma pele que acaba sendo uma barreira para o crescimento da unha. Quando a unha quer crescer e não consegue ela começa a machucar o dedo. E aí vocês já sabem, dor, inflamação e se não cuidar pode virar uma infecção e ser preciso o uso de antibióticos.
Podemos evitar o encravamento cortando as unhas no formato correto o que fará que essa pele não atrapalhe.
As unhas dos pés devem ser cortadas e mantidas sempre no formato quadrado com os cantos visíveis. Quanto mais curta e na região onde elas crescem mais fácil de encravar.
As unhas dos pés devem ser cortadas e mantidas sempre no formato quadrado com os cantos visíveis. Quanto mais curta e na região onde elas crescem mais fácil de encravar.
O uso de sapatos de bico fino e muito apertado também pode ocasionar o problema então é melhor evitar ao máximo.
Como tratar?
Quando sua unha começa a doer é a hora de tratar.
Primeiramente é preciso fazer o corte e retirada da pele que está causando a inflamação, se a pele for totalmente retirada a tempo você vai sentir alívio e mais nada. Para fazer esse processo um especialista é a melhor solução, ele sabe exatamente como e o que remover. Não faça sozinha pois pode piorar a situação e em alguns casos é preciso fazer até uma pequena cirurgia para reparar o local.
Porém se o dedo estiver bem inflamado (com "pus") primeiro vai ser preciso a limpeza do local a retirada de toda a secreção para depois fazer o corte e reparo da unha.
Porém se o dedo estiver bem inflamado (com "pus") primeiro vai ser preciso a limpeza do local a retirada de toda a secreção para depois fazer o corte e reparo da unha.
Para isso trago dicas de produtos incríveis de fácil acesso e que realmente funcionam. (Se você nunca teve unha encravada antes e está com muita dor, procure um especialista pois em alguns casos é preciso o uso de medicação oral e com receita médica).
- ÁGUA QUENTE - Para iniciar o processo de retirada do pus, deixar o dedo de molho em água bem quente e aperte a inflamação. Quando a pele já está bem mole você pode cortar o que está em excesso como pele ou carne crescida. (Essa é a parte mais dolorosa e é preciso executar com muito cuidado e delicadeza de preferência por um profissional da área.)
- ÁGUA OXIGENADA - Todo mundo conhece e tem em casa. Depois da retirada da água quente utilizar uma haste flexível (cotonete) ou chumaço de algodão embebido na solução e colocar sobre o ferimento. Observe que o líquido começará a espumar o que indica a inflamação, quanto mais espuma mais inflamado . Repetir a aplicação duas a três vezes.
- POMADA ANTI-INFLAMATÓRIA - Uso sempre a Nebacetin por ser a mais conhecida e não faltar em casa, mas pode ser qualquer uma que tenha essa função específica. Pode ser adquirida em qualquer farmácia e não precisa de receita médica. Depois das duas etapas anteriores e já ter secado bem seu pé aplique a pomada.
- TINTURA DE IODO - Ótima Solução antisséptica, também de fácil acesso. Ela ajuda a secar o ferimento (cicatrização). Depois de 2 ou 3 dias que já tiver feito as etapas acima você vai notar a melhora, o pus já vai ter saído bastante e essa é a hora de aplicar a solução de Iodo. Usar haste flexível embebida na solução e aplicar com cuidado sobre a inflamação, deixar secar por alguns minutos e repetir a aplicação. Muito cuidado ao manusear, a solução é bem líquida e causa manchas onde encostar.
- IMPORTANTE: Evitar ao máximo o uso de calçados fechados e meias. Se o ferimento ficar em local abafado o pus não vai secar nunca e pode piorar ainda mais a inflamação.
Como manter?
Para ficar o mais longe possível desse problema faça as unhas pelo menos a cada 15 dias. Pois a unha cresce rapidamente e se não tiver uma manutenção ela perde o corte e começa a ficar irregular de novo.
Caso você queira fazer em casa é simples, mantenha o corte quadrado, limpe bem os cantos, ao cortar as peles em excesso nunca puxe, corte com delicadeza.
Tenha Cuidado extremo nos cantos ao entrar com o alicate no dedo se fizer algum movimento brusco é inflamação na certa.
Ao usar palito ou espátula para "empurrar aquela pelinha" verifique sempre se a ferramenta está bem limpa e esterilizada. (Aliás todos os materiais precisam estar bem limpos e esterilizados).
Tenha sempre seu Kit em mãos, mesmo que um profissional seja responsável pelas suas unhas, usando seu material você evita também as doenças como hepatite B e C.
E por hoje é isso!
Espero que tenham gostado e em breve trarei mais dicas.
Espero que tenham gostado e em breve trarei mais dicas.
Beijinhoos da Lyl.A
0 comentários:
Postar um comentário